quarta-feira, 13 de junho de 2012

Sem sentido, com vontade

Volta e meia, em minhas caminhadas para casa, me pego em uma espiral: fico pensando em como eu poderia (se tivesse poderes infinitos) arrumar o Brasil. Uma brincadeira que começa saudável, mas chega uma hora em que percebo que foi mais fácil descer a Avenida inteira a pé do que pensar em uma solução definitiva. Eis o 1o tempo da "utopia zilarina":

1) Todos políticos com ficha suja são presos sob um novo tipo de processo que , ao contrário do comum, é feito 2 vezes mais rápido, não permite mais que 1 recurso e tem como juiz um júri formado por 25 pessoas de cada Estado do Brasil, em diferentes estratificações sociais e comprovadamente escolhidas aleatoriamente. Na primeira "limpa", quem manda é a ONU.

2) Se instaura mecanismos que proíbem a carreira política. Política não deve ser profissão. A pessoa pode ter 1 mandato de cada cargo (vereador, prefeito, deputado estadual, governador, deputado federal, senador e por fim presidente da república).

3) Ministro não pode ser político há pelo menos 6 anos.

4) A educação se torna uma META. Em contrapartida, se martela uma justiça real, firme e eficiente. Por eficiente entenda a mudança do que é considerado menor de idade, gasta-se um budget absurdo na construção de presídios até o ponto em que esse país possa permitir que presos de crimes menores não façam escola com monstros. Ah, monstros ganham um lugar especial na programação televisiva: São fuzilados na TV Senado, ao vivo, com presença de familiares e autoridades.

Policiais, desde soldados, ganham um plano de carreira. Com isso, nossa polícia não seria mais militar, mas toda Civil. Os salários dos bons policiais são nitidamente compatíveis com a ideia de você acordar de manhã cedo, colocar a farda, cumprir ordens e colocar o peito para tomar tiro.

Policiais corruptos, envolvidos com o crime recebem pena de morte, assim como os monstros com quem trabalhavam. Em casos mais "leves", são presos com pena dobrada por se valerem da confiança da população em sua figura policial.

Enquanto o pau come de um lado, o lápis avança para o futuro. Professores também ganham salários muito bons. A exigência é dobrada para esses profissionais, enquanto infra-estrutura de primeiro mundo se instaura em todas as escolas. Com o tempo, muitos jovens promissores em fase universitária miram na profissão como antes miravam para serem médicos ou advogados (em busca da possibilidade de ótimos salários).

A propaganda política é finalmente livre do marketing. Todos os candidatos tem que usar uma roupa idêntica (versão masculina e feminina, claro). Todos os candidatos têm de falar em um estúdio IGUAL, apenas com uma tela de LCD atrás. Os recursos a serem utilizados sãos os mesmos. O Brasil cria a proibição de fundeamento de Campanhas políticas. Com tanto dinheiro sendo roubado antes e depois, chega-se à conclusão que é melhor o Estado deixar tudo igual. Ninguém pode colocar um centavo na Campanha, ela é feita em prédios públicos especialmente criados para essa função. (Ágoras modernas. Ali são feitos os comícios, debates e todo tipo de evento. Todos de forma igual).

Para poder votar, todo brasileiro nascido a partir desse Brasil super-educado deverá ser no mínimo formado no 2º grau. Se ele não é, será mais cedo ou mais tarde: sem 1º grau, nada de benefícios, só um pacote de ajuda que garanta sua dignidade humana. Embora ela ganhe esse pacote com roupas, moradia , alimentação e direito a esporte e entretenimento básico, ela está lá para concluir sua educação. Enquanto estiver neste estado,  essa pessoa não pode ter carro, nem imóvel próprio, nem nada.
Ela morará em prédios de classe média criados para essa função, até que termine o supletivo interno.
Para o 2º grau ela receberá um benefício com base em seu desempenho escolar.

As favelas serão tratadas como o que são : um pouco de tudo. Nem só bandido vive lá. E também nem todos que por ali vivem são "do bem". Esse vespeiro é tomado quarteirão a quarteirão. TODOS que moram por ali são mapeados. Sem essa de criar conjunto habitacional de graça pro cara enquanto ele vende o barraco para outro perpetuar a favela. As pessoas são na real tentadas constantemente a regularizarem seu espaço naquela comunidade, construindo um imóvel corretamente. Pessoas da comunidades podem ser reunir e trazer propostas para que o Estado as realoque ALI MESMO, mas em imóveis bons. O que acontece? Com o tempo as pessoas fiscalizarão a própria evolução urbana do local.

Aos que teriam de viver em uma favela nova, sempre que houver esse problema, ela é alocada pra um conjunto habitacional de gestão governamental. Por isso entenda um local que é vigiado por câmeras de segurança, tem em cada condomínio uma delegacia com 10 policiais, uma escola para todas as crianças que vivem ali  e um pequeno posto médico, tudo ali. Se podem integrar piscinas, por que não o básico para a população?

Os impostos são renegociados. Da 8ª ao final do 2º grau, todos somos educados sobre:
COMO FUNCIONA O SEU VOTO, O QUE CADA CARGO NO PODER DESSE PAÍS FAZ;
COMO FUNCIONA A ECONOMIA BÁSICA, TODO UM CURSO PARA QUE A PESSOA POSSA CRESCER HONESTAMENTE COM O QUE GANHA;
QUAIS SÃO OS IMPOSTOS.


Falando em impostos, nessa utopia polêmica que posto por aqui, empresários não precisam mais pagar esse absurdo de impostos, ao passo que são cobrados imediatamente a derrubarem seus preços para que possam requerer " o novo sistema". A conta é feita pelo novo governo, explicando que por pelo menos 2 anos os preços que ele praticará serão os mesmos que ele praticava com a remoção dos impostos que ele antes pagava.

Nesta Utopia, o transporte público muda. Os centros urbanos lotados ganham regiões onde é proibido o fluxo de carros particulares com menos de 3 pessoas à bordo. Criam-se os táxis inteligentes, que a partir de um imenso cadastro permite que 4 pessoas dividam 1 táxi por toparem ir para o mesmo lugar. O táxi imediatamente é readequado com câmeras de segurança, óbvio.

Meio ambiente. Ao invés de papo, ação. Crimes ambientais e contra os animais são apenados. A fiscalização não é mais leve, mas uma das mais perigosas para a bandidagem: Ela é 100% transferida ao exército. Na necessidade de combate ao tráfico de drogas (depois falo delas), finalmente nosso país profissionaliza e cria atrativos para os militares. O contingente é melhor remunerado, melhor equipado.

A força aérea finalmente triplica a quantidade de aeronaves. A lei do abate (pesquise) se torna realmente eficiente, pondo pra fuder com aviões de traficantes de drogas, madeira, pessoas e o caralho a quatro.

Em suma: Se o cara é pego em crime de tráfico de qualquer merda ou crime ambiental pelo exército, ele se fudeu. Vai preso e qualquer reação (tudo filmado, claro) é repelida com morte mesmo.

Nosso país muda. O mesmo investimento que fizeram um dia para que nascesse uma Brasília (já falo disso também) é realizado em duas novas cidades, bem no coração do Brasil e na Região Norte. A meta é criar 2 novas "São Paulo" em nosso país, distribuindo a atratividade e concentração de renda/PIB e todo resto que vemos sempre aglutinando na região Sul e Sudeste.

A maconha é finalmente tratada como uma realidade e não uma criminalidade. A venda do produto é legalizada e seu uso é tão controlado e regulamentado quanto o fumo de tabaco é hoje em ambientes públicos. ( pelo menos no estado de São Paulo)

Enquanto isso, templos pagam impostos sobre suas doações que reflitam um faturamento que é mais parecido com o de uma multinacional. Logo, arrecadou mais de XX.000 reais em doações, você paga impostos como qualquer empresa que saiu do "Simples".

Brasília não é mais sede do poder no país. A sede do poder é trocada de 4 em 4 anos. Sim. Assim como as Olimpíadas e a Copa. Chega de um palácio de Versailles tupiniquim. E nem daríamos chance de que houvesse outro desses.

O judiciário inteiro é finalmente suprido com o pessoal que necessita. Os processos devem correr e finalmente correm rapidamente. A população tem acesso a uma escola de Direito básico para saber de seus deveres e direitos em diversos aspectos de sua vida cotidiana. É só se matricular e fazer o curso de 1 ano na faixa, o  que ainda dá de boi a chance de prestar concursos jurídicos menores.

A imprensa livre é finalmente investigada por seu envolvimento com políticos.  Todo e qualquer "jabá" pago enseja na demissão de todos os envolvidos e na proibição de sua contratação em qualquer cargo relacionado ao meio artístico ou literário.


(continua...?)






















Nenhum comentário: