sexta-feira, 9 de novembro de 2007

De bombeiro hidráulico e teimoso, todo mundo tem um pouco


Todo mundo tem a obrigatoriedade divina de conseguir o que quer. Por mais que se negue, até o velhaco, que está morando em uma cabaninha de juncos, faz isso. Ele pode ter sido um mega-executivo, e aí decidiu que queria morar com goteiras e uma barba nostradâmica.

E assim se vende toda espécie de religião motivacional, com segredos, pais ricos, pais pobres, queijos mexidos e o escambau. Vivemos a era da perseverança, onde quem quer mais, consegue...ahnnn....alguma coisa. ( conseguir mais, talvez até os anos 60)

Eu sou partidário disso. Mas acho que o viés é um pouco mais complicado. É preciso querer as coisas de coração. E, sinceramente, quantas coisas você quer de coração? Já vi patilenes da espm morrendo de amores pelo último notebook da macintosh. Não é disso que estou falando. O que você quer de coração, a ponto de sentir um buraco na alma se alargando a cada dia que passa e você não alcança o que pretende?

Uma vez, em uma entrevista de emprego me perguntaram uma qualidade que eu via em mim mesmo. Respondi: "eu sou obstinado". A mulher, rh-zete, vagabunda diplomada na arte do julgamento à competência alheia, me respondeu, procurando traduzir: "Ah, então você é determinado? Que bom". Tive de explicar à pobre alma emperiquitada:

"Não. Eu sou obstinado. Determinação é a qualidade que ir até o fim seja lá o que lhe for imposto. A determinação é uma coisa que eu não tenho. Não sigo cegamente qualquer causa, e é por isso que considero a obstinação uma outra qualidade. Eu não cismo com qualquer coisa, mas uma vez dentro de um objetivo, eu o quero de coração e, até hoje, percebi que sempre consegui as poucas cismas que tive."

Gente, um determinado (muitas vezes vulgo "coxinha") pode parar quando o carro quebra e está no meio do deserto. Eu, se estiver cismado com o que quero, providenciarei um jeito de continuar. É uma qualidade um tanto ambígua, porque simplesmente ATROPELA quem se opõe. Acho que faço isso porque cismo com poucas coisas e, até hoje, nunca cismei com algum propósito maligno ou incorreto.

Quando eu cismo com algo e quero, providencio todos os meios de "combater" até vencer. É assim que funciono. Eu praguejo. Eu xingo. Eu filosofo. Mas eu me mexo. E isso soa como se eu fosse um marmanjo de 1,83m mimado. Engraçado é que sempre ouço esta crítica de pessoas que estão em situação superior. Adoro falar palavrões, mas odeio escrevê-los. Entretanto, abro uma exceção: Pau no cú de quem não lava minhas cuecas. Ok?

Mas se o mundo fosse feito de teimosos, provavelmente os continentes não seria outra coisa senão um grande bloco de cabo-de-guerra, hugby ou futebol americano. A venda de capacetes e analgésicos iria para estratosfera. Mas já percebi que tem um lado dos vencedores que nunca aparece em entrevistas: o bombeiro hidráulico.

Este lado é fruto da tecnologia emocional que os homens implacáveis desenvolveram. Nunca veremos Donald Trump falar isso, mas já pensou que às vezes é preciso apertar o botão do "desencane"? Este é o botão que estou procurando a todo custo.

Como no lado profissional podemos sempre combater, ele pode ser desnecessário. Mas o que fazer no campo pessoal? As pessoas não sabem, mas adoram imitar rochas. E até aí isso é mais do que correto. Tem gente que imita o Lula, por que não haveria gente agindo como pedra? Maurício de Souza ganhou dinheiro com pedras falantes ( que alguém pegue esta)...

Acho que o que dá mais medo em ser bombeiro hidráulico e desencanar de certas causas é entender que desencanar não é desistir. É simplesmente deixar estar. E isto custa uma exorbitância de paciência e doação de orgulho. Gente orgulhosa como eu, para desencanar e viver de bem, sangra. Pode até mesmo precisar de um pronto-socorro. É coisa séria, de esmurrar parede.

E aí espero o coro gritar: "mimado".

Gente, mimado é alguém que tem tudo que quer pelos outros. Quem tem tudo que quer por si mesmo, no máximo pode ser chamado de hedonista. Espero ter auxiliado.

Eu demoro a desencanar. E bombeiro hidráulico é chamado para resolver entupimentos que incomodam. Demorar a desencanar não é desencanar. É engolir a seco. Tenho feito experimentos, e digo que a melhor saída até agora encontrada é procurar novos canos limpos. Se você é assim como eu, orgulho puro/puto ( de emputecido), esqueça de desafogar questões encanadas e entupidas. As pessoas fazem merda o tempo todo. Um dia elas fazem uma gigante com a gente, e aí negão...chora. Chora mesmo. E não puxe a descarga, senão enche d'água.

Vencer na vida nem sempre é um caminho reto. Concluo dizendo que é preciso ter um pouco dos dois, do teimoso e do bombeiro hidráulico. Sem fuga. Não adianta bater cabeça. Muito menos tentar não se molhar.













Um comentário:

Sun disse...

JURO! TO SEM PALAVRAS! SENTEI AKI NA MINHA MESA DEPOIS DO ALMOÇO E PENSEI: ACHO QUE O ANDRÉ NEM ATUALIZOU, MAS DEIXA EU DAR UMA OLHADA VAI...

E TU VAI LAH E FALA JUSTAMENTE SOBRE UMA COISA QUE EU ESTOU VIVENDO NESSE MOMENTO... CLARO QUE NAUM FOI A INTENÇÃO, MAS MUITA COISA VESTIU COMPLETAMENTE...

BEIJOS CRETINO, CADA DIA QUE PASSA, GOSTO MAIS DAS COISAS QUE TU ESCREVE.

(SAUDADES DOS TEUS E-MAILS VIU?)

BJKS